sábado, 16 de abril de 2011

Computação nas Nuvens. Como será o futuro da Internet?


Para a Google nos próximos anos os principais assuntos discutidos sobre computação estarão voltados para o tema : “computação nas Nuvens “, “cloud computing ” e “SaaS – Software-as-a-Service “. O termo se refere à visão para o futuro da internet, onde ela se transformará numa plataforma completa de aplicações, criando um mundo onde as pessoas não precisem mais instalar softwares, a única necessidade será uma conexão com a internet. Assim, o computador seria simplesmente uma plataforma de acesso às aplicações, que estariam em uma grande nuvem – a Internet.


Isto transformaria os melhores e mais avançados computadores em maquinas obsoletas. Não será mais necessário ter um “super computador”, pois, a rede concentrará todas as informações do mundo na internet. Na sua casa você precisará apenas de um teclado, um mouse e um monitor – ou qualquer aparelho parecido para recebe em sua tela o processador de textos, o editor de fotografias, enfim, o software que bem entender. O PC será apenas um chip ligado à internet, a “grande nuvem” de computadores. Você acessa seus dados de qualquer computador, em qualquer lugar. Os programas ficam literalmente nas nuvens.  Atualmente podemos dar de exemplos do que a iniciativa propõe: a  Adobe que lançou o Photoshop na versão web e a  Google com o Google Docs.
“Eu diria que o computador do futuro é a internet”, afirma Eric Schmidt, atual presidente do Google. “Hoje, se você tem um problema no computador, está tudo perdido, é terrível. Mas, com a computação nas nuvens, não importa se você usa o celular, o computador ou qualquer outro aparelho, tudo estará guardado na internet.” (trecho retirado do site do jornal da globo)
As informações estrarão disponíveis cada vez mais e aumentaria assustadoramente o numero de pessoas que terão maior acesso à essas informações,  graças à disponibilização de muitos serviços on-line.
Dessa forma, a internet passa a ser atualmente o grande centro das atenções das pesquisas sobre tecnologia da computação, e para alguns otimistas em alguns anos, talvez meses, você utilizará seu computador na internet, terá o espaço que precisar para guardar seus arquivos como documentos, fotos, vídeos e músicas na internet.
Vale lembrar, que para tal avanço será necessário muitos investimentos, a iniciativa privada será com certeza a promissora do projeto, para que ele se torne realidade a empresa Google tem elevado significativamente seus investimentos em redes de internet como WiMax, cabos multi-terabit submarinos e estão buscando tornar as redes de comunicações atuais voltadas para seus interesses.
Depois do avanço, se tudo ocorrer como os engenheiros da Google esperam, os  computadores ficarão cada vez mais baratos e usarão programas oferecidos quase sempre de graça, pela internet. Isto aconteceria também, pelo fato de não ser necessário muitos recursos para o acesso à Internet,  basta ter um processador simples, um pouco de memória que você estará satisfeito com o resultado. A questão da mobilidade entraria em um novo âmbito, pois, os celulares da nova geração (3G) tem acesso à internet, e você poderá acessar os seus arquivos e documentos de qualquer lugar através da conexão a internet oferecida por seu celular.
Analisando a proposta da “Computação nas Nuvens” pode-se dizer que a iniciativa realizaria a definitiva inclusão das camadas mais pobres da população no mundo digital. Particularmente considero está possibilidade utópica, mas isto só o futuro dirá.

Um comentário:

  1. Parabéns!!! Wander!!! Com certeza estou aprendendo muito com você. Também tenho um blog, que fiz relacionado a um projeto que desenvolvi na escola onde trabalho EMEF Darcy Ribeiro. Gostaria que você fizesse uma visita e deixasse seu comentário. Abraços. http://obaledaspoesias.blogspot.com/

    ResponderExcluir